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7 Dicas para organizar a sua rotina trabalhando em casa

A experiência de home office modificou a forma das pessoas se relacionarem com o trabalho. Antes, você tinha horário para começar e terminar suas atividades e ao final do expediente ia para casa. Agora, muitas vezes começa a trabalhar cedinho e segue madrugada a dentro tentando “adiantar” a demanda que sabe que terá ao longo da semana.

Além das atividades profissionais, as tarefas de casa se acumulam, exigindo que você dê conta. Cuidado com filhos que também estão em casa, alimentação e limpeza invadem a agenda nos horários, que antes, eram destinados apenas ao trabalho.

Conciliar tudo isso não é tarefa fácil. Para te ajudar, listamos algumas dicas para que você consiga manter agilidade e produtividade, mesmo trabalhando em casa:

 

1. Organize um espaço adequado

Sabemos que as nossas casas não estavam preparadas para receberem nossas demandas de trabalho, mas adaptar-se é preciso! Assim, escolha um local de menor circulação para transformar em escritório. Muitas vezes até o quarto pode ser a melhor opção do que a sala. 

Se você consegue se isolar, fica mais fácil reservar momentos específicos para focar no trabalho e até consegue combinar códigos com a família demonstrando que está ocupado, por exemplo, a porta fechada significa que você está em reunião.

 

2. Converse com a família sobre as suas demandas, para que entendam porque passa tantas horas no computador ao invés de estar brincando com as crianças. Quanto mais as coisas ficarem claras, mais fácil é para entenderem que a rotina está diferente pra você também.

 

3. Use agenda! 

Fazer uma listagem de tudo o que você precisa realizar ao longo do dia, te permite gerenciar melhor o seu tempo. Se conseguir fazer isso para a semana toda, pode ainda, colocar tarefas de casa nos melhores horários, que não atrapalhem a rotina de trabalho. 

Você vai perceber que ficará menos ansioso quando tem noção de tudo o que precisa desenvolver em um determinado período.

 

4. Seja flexível

Nem sempre as coisas sairão como o programado, por isso é importante ser flexível com você mesmo, fazendo as adaptações necessárias para dar conta de todas as demandas de forma saudável. 

As empresas também precisaram se adaptar à nova rotina e dependendo do  Cultura Organizacional da organização, os processos em home office acabam seguindo a mesma linha empresarial.

 

5. Acorde todos os dias no mesmo horário. 

Isso parece algo dispensável, mas ao manter uma rotina de horários, o seu cérebro entra no modo “profissional” e já sabe que deve se preparar para as demandas do dia. Tudo é uma questão de constância.

 

6. Não pule nenhuma refeição

Normalmente quando você está na empresa, tem horários para o almoço e pausas para o cafezinho. Não é por que está em casa que precisa deixar de fazer essas atividades. Então, comece o dia com um café tranquilo, dê uma parada para o almoço e faça as refeições com calma. Fazer pequenas pausas ao longo dia para olhar pela janela enquanto toma um café também vão te ajudar a relaxar a mente e retornar ao trabalho com mais foco.

 

7. Saiba a hora de fechar o expediente

O item mais difícil de todos é parar de trabalhar quando se está em casa. Mas entenda uma coisa: isso é preciso! Seu cérebro necessita de descanso para que funcione com mais foco no dia seguinte. Além disso, sua família também precisa de você e manter boas relações sociais aumenta sua criatividade e capacidade de resolver problemas.

 

Seja como for, é preciso entender que estamos em fase de adaptações e que o trabalho remoto é algo que veio para ficar. O importante então, é manter uma organização adequada com a sua rotina, para que você se mantenha produtivo sem prejudicar a sua saúde mental. 

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