513221.9913 /  3212.6285

SEEK

Como manter a saúde mental na quarentena

A quarentena mudou o ritmo de vida das pessoas, obrigando a todos a alterarem seus hábitos, as relações interpessoais e a maneira como lidam com a saúde. Além das mortes em massa que acompanhamos com grande tristeza e da economia afetada que mexe com os postos de trabalho de toda a população, precisamos lidar com rotinas que antes, não eram tão fortes em nosso cotidiano. Não basta apenas manter os cuidados físicos indicados pelo Ministério de Saúde, há que se preparar para manter a qualidade da saúde mental também.

Por estarmos lutando contra um inimigo invisível, muitas pessoas aumentam a sua ansiedade, a depressão é evidenciada e o medo excessivo ou pânico podem aparecer. Na tentativa de diminuir esse quadro, é muito importante adotar atitudes de valorização da vida e de leveza apesar dos pesares.

Para quem trabalha em casa, o importante é cuidar do espaço, da organização e da rotina para que dê conta de todas as demandas pessoais e profissionais de forma eficaz.

Outro ponto importante é diminuir o acesso a informação relativa ao Covid-19. Isto não tem o objetivo de mascarar os acontecimentos, mas sim, de diminuir seu contato com o excesso de informação negativa que gera o sentimento de angústia. Além disso, é necessário filtrar as informações que chegam para que não receba fake news, que mais vão lhe prejudicar do que agregar conhecimento real.

Para as pessoas que já têm predisposição à problemas como depressão, por exemplo, é recomendado que não parem com o tratamento. E quem não tinha acompanhamento mas percebe que há reações muito diferentes do seu normal, deve solicitar acompanhamentos de psicólogos também. Atualmente, muitos profissionais ou instituições já estão oferecendo tratamentos on-line.

Usar a tecnologia a seu favor para manter o contato com as pessoas também ajuda.  É sempre bom conversar com quem se ama, falar de amenidades, dar boas risadas. Ligue a câmera, veja os rostos, mantenha contatos. A indicação é de isolamento social para evitar a transmissão do Covid-19, que felizmente não acontece através do contato tecnológico.

Fazer coisas que você gosta, mas que não tinha tempo devido à correria do cotidiano, é uma boa alternativa para manter a saúde mental na quarentena. Leia aquele livro que estava na lista, assista filmes e séries, aprenda a cozinhar, escreva! Pense em tudo o que você tem vontade e no que lhe dá prazer, e aproveite!

Recorrer à meditação ou à sua espiritualidade acalma a mente e o coração. Quando a gente consegue aquietar as emoções e respirar melhor, o cérebro se oxigena e o pensamento flui de forma mais leve.

Se for possível, exercite-se. Por sorte vários profissionais de educação física estão disponibilizando aulas de alongamento, dança, pilates, entre outras, para que você possa praticar em casa, sem uso de aparelho algum. Quando você se movimenta, libera os hormônios da felicidade: domapina, ocitocina, endorfina e serotonina. E são eles que te deixarão com a sensação de bem-estar ao longo de vários dias.

Por mais que a situação esteja complicada para todos, adotando pequenas medidas você pode manter a saúde mental na quarentena.

CONTATO



Porto Alegre / RS
CNPJ: 01.226.357/0001-55

 

FALE CONOSCO

Telefones:
(51) 3221-9913 / (51) 3212-6285

E-mail:
[email protected]

Local:
Porto Alegre/RS

CNPJ:
01.226.357/0001-55